segunda-feira, 6 de junho de 2011

DIA DO(A) PASTOR(A) - CREDO DE UMA PASTORA

Pra. Silvia Nogueira

Pra. Silvia ministrando a Ceia do Senhor
Nunca é um tempo fácil ou bom para ser igreja no sentido mais rico dessa palavra. No entanto, sabemos que é o tempo presente o lugar da nossa experiência religiosa e, este tempo, em particular, tem seus ímpares desafios para quem se diz cristão. Por que? porque o homem mudou. E a “casa” onde ele mora também. As pessoas olham para a religião com desconfiança, com arrogância, com desespero e, somente alguns poucos, a consideram como algo bom (e útil) para o indivíduoe para a sociedade. E é em meio à desconfiança na religião, ao esvaziamento do valor de viver em comunidade, ao estabelecimento de uma “religião” do mercado, que somos convocados(as) – e acreditamos que o Sagrado ainda tem interesse no trabalho conjunto conosco – a viver a vocação para a vida religiosa.
Nós, que abraçamos a vocação pastoral, escutamos muitas vezes sobre a dificuldade dos nossos ministérios. Alardeiam uma quantidade significativa de vozes sobre o “peso” que existe em cuidar saudavelmente de vidas e em lidar com a fé de irmãos e irmãs. Enfatizam o sacrifício pessoal em detrimento aos desejos e sonhos da comunidade que muitos de nós realmente realiza. No próximo domingo, celebraremos o dia do pastor(a) e podemos correr o risco de concentrar nossa reflexão nesse aspecto de nossa caminhada. Sem dúvida, o seguimento do Cristo é desafiador e cheio de turbulências como ele mesmo aponta no final das bem-aventuranças: Bem aventurados sois vós se vos perseguirem e vos injuriarem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa...Mt 5, 11 , ou ainda o comentário do pregador e pastor Paulo, a respeito do ministério: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo...que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação que nós mesmos somos consolados de Deus. 2Co 1,3-4. Ministério pastoral é realmente desafiador, mas também é algo maravilhoso.
E é no “maravilhoso” que devemos fixar os olhos, abrir os ouvidos e apaziguar o coração. Quando dizemos sim para a vocação que Deus nos oferece, Ele vai nos dando os instrumentos de superação para cada etapa da nossa caminhada. Creio tão fortemente nisso! Creio que faz parte da vocação não saber tudo, nem enxergar tudo e, no entanto, caminhar em direção àquilo que Deus quer para cada um de nós, como indivíduos únicos. Creio que Deus usa a boca dos pequeninos para moderar nossa arrogante sabedoria. Creio que sempre quando nosso afeto e solidariedade com aqueles que sofrem está em baixa, Deus volta a nos comover. Creio, ainda, que é por causa de Jesus, Supremo Pastor, que quando somos fracos aí é que somos fortes.
Um abençoado dia do Pastor(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário